Você tem medo de desapontar os outros?

04
07
2019

É completamente normal cuidar e se preocupar, mas uma vez que permitimos que o medo de desapontar os outros assumam o controle, estamos simplesmente batendo nossa própria cabeça contra a parede.

Em algum lugar ao longo do caminho, a sociedade parece ter glorificado esse sentimento como algo positivo, pois significa que você se importa, mas o medo de desapontar os outros pode ser uma poderosa emoção negativa que pode prejudicar sua própria felicidade.

Este artigo percorre 6 etapas que te ajudarão a superar o medo de desapontar os outros.

 

1. Aceite que você nunca será bom o suficiente (aos olhos dos outros)

Isso pode soar duro, mas é importante lembrar que, se sua meta é agradar a todos, você está se preparando para o fracasso. Mesmo se você agir exatamente (como você acha que está certo), sempre haverá pessoas com diferentes perspectivas e pontos de vista sobre como as coisas deveriam ser. A ideia de que você pode agradar a todos infelizmente é ilusória, porque é simplesmente impossível.

Estranhos, familiares e amigos têm ideias diferentes sobre o que é certo ou errado. Sua ideia de bom comportamento pode ser um pouco próxima, ou muito longe uma da outra - no final, isso não importa, porque elas nunca se alinharão completamente, o que significa que você sempre fracassará e desapontará alguém.

Nós medimos tudo, desde o sucesso até a felicidade (e, neste caso, o que está errado ou certo) completamente diferente. Temos valores diferentes, o que significa que medimos as coisas de acordo com métricas próprias (diferentes).

Nós gostamos da ideia de perfeição, mas assim que percebemos que definitivamente não estamos nem perto disso, e nunca seremos o suficiente aos olhos de todos, então você pode começar a crescer e deixar de lado o medo.

 

2. Saia da sua zona de conforto

Uma zona de conforto é agradável e confortável, mas fica no caminho do crescimento. Não podemos avançar e ir além, se ficarmos parados - e é exatamente isso que você faz na sua zona de conforto. Você está parado em um momento congelado com o qual você está familiarizado e sabe muito bem.

Às vezes, a única maneira de vencer o medo é empurrando-se para situações desconfortáveis, mas é claro que é extremamente assustador afastar-se da sua zona de conforto.

Comece com algo pequeno. Pode ser uma tarefa que você adia, porque a ideia geral desse cenário faz com que você se sinta desconfortável. Pode ser qualquer coisa, desde dizer ao seu parceiro algo que esteja em sua mente (mas você tem medo da reação deles ou decepcioná-lo) a fazer uma aula de ginástica que você sente que não está em condições de fazer.

Todos nós começamos com passos de bebê uma vez.

Mesmo quando você apenas se esforça para fazer uma coisinha, você ficará com um grande alívio e se sentirá muito mais forte, porque nove entre dez vezes nunca é tão assustador ou desconfortável como imaginávamos em nossa cabeça. Depois de sentir como é bom conquistar seus medos - grandes ou pequenos - você automaticamente quer desafiar a si mesmo cada vez mais.

Se você ainda está se perguntando se é necessário sair da sua zona de conforto, aqui está a resposta para você.

 

3. Analise seu comportamento

Às vezes precisamos dar um passo para trás e dar uma olhada em nós mesmos. Por que sua reação é assim? De onde vem o seu medo? Você fica ansioso e por quê?

Isso ajuda a dar uma olhada mais profunda. A terapia pode ser uma ótima opção se você quiser outra perspectiva (e profissional), ou você pode tentar voltar e olhar para o seu próprio passado.

 

O medo de desapontar os outros é muito normal, mas isso não significa que não seja uma característica em nós que tenha sido criada devido à nossa infância, a um trauma ou a relacionamentos passados. A maneira como reagimos aos outros é frequentemente mais sobre nós mesmos do que eles.

Um exemplo de nosso comportamento em relação aos outros pode ser explicado pela teoria do apego:

"A premissa básica é que não somos todos iguais quando se trata de intimidade e compromisso. Em vez disso, cada um de nós tem um estilo de apego relativamente consistente ... Isso, a teoria afirma, é em grande parte devido à nossa criação. Mas também pode ser influenciado na vida adulta por nossos relacionamentos adultos, vendo um psicólogo ou sofrendo um trauma.”

Embora essa teoria do apego assuma a premissa dos relacionamentos românticos e de como reagem à intimidade e ao comprometimento, a teoria ainda é muito útil quando você está tentando entender por que tem medo de desapontar os outros ao seu redor.

A teoria do apego tem diferentes estilos de apego relacionados à nossa educação. Se você observar de perto os diferentes estilos e como os tipos reagem em situações, é bem fácil se posicionar. Isso ajudará você a entender melhor a si mesmo, assim como por que você reage de uma determinada maneira, e de onde vem esse medo.

 

4. Configure limites

É importante estabelecer limites em sua vida, especialmente limites emocionais. Não deixe que as pessoas confundam sua gentileza com fraqueza.

Se você está lendo isso, provavelmente está interessado em agradar as pessoas ao seu redor. O que definitivamente não é uma coisa ruim. Você quer fazer as pessoas felizes e gosta de ajudar os outros, mas se você está sempre agindo dessa maneira com todos, você se depara com pessoas que aproveitarão isso em determinado momento.

Dê uma olhada nos diferentes relacionamentos em sua vida e aprenda a estabelecer limites.

 

5. Não personalize as reações das pessoas

A razão pela qual alguém reage ou age em relação a você de uma certa maneira pode nem ser sobre você. Você pode estar com medo de dizer não a alguém, porque teme a reação deles, mas como você sabe que a reação vai se basear em você e não em outros fatores?

Digamos que uma pessoa o convide para uma festa e você tem medo de dizer não, porque isso a desapontaria - como você realmente sabe disso? Talvez você esteja dizendo a si mesmo que conhece essa pessoa e, portanto, sabe que eles vão reagir negativamente, ou você os viu reagirem de uma certa maneira em relação a outra pessoa que disse não, mas talvez nada disso tivesse algo a ver com você e se você está ou não desapontando.

A pessoa pode reagir irritada ou aborrecida com o mundo exterior simplesmente porque é assim que essa pessoa reage a notícias que não se alinham ao seu plano (mas isso não significa que elas pensem negativamente em você). Ou a pessoa pode parecer chateada, porque eles não querem pular de alegria depois que você acabou de dizer que você não estava aparecendo.

Jennice Vilhauer, Ph.D explica assim:

“A personalização soa assim: se eu não conseguir o que quero, significa que não sou bom o suficiente e não mereço isso. Quando você excessivamente personalizar uma decepção, você faz sobre quem você é como pessoa e não leva em conta os muitos fatores situacionais que não tinham nada a ver com você ”.

Não analise situações e personalize as reações das pessoas às suas ações. Baseie suas ações em seus valores e no que você conhece.

 

6. Reavalie seus próprios valores

Se você quer deixar o medo de desapontar os outros, então você precisa descobrir quem você é exatamente primeiro. Quais são seus valores? O que você quer representar? Você está agindo de acordo com quem você quer ser - e se não - o que você pode fazer para mudar isso?

Nossos próprios valores centrais são difíceis de descobrir completamente. Leva tempo e é um processo interminável, porque nós (esperançosamente) nunca paramos de nos mover e crescer. Nós mudamos com o tempo; nós crescemos e nossa mente também.

Mas se não tomarmos o tempo necessário para nos conhecermos, reavaliarmos nossos valores e entendermos o que queremos para nós mesmos, então cairemos na pressão do que os outros pensam e seremos facilmente afetados pela opinião deles. de nós.

 

Conclusão:

O medo pode ser assustador e esmagador, por isso precisamos ser capazes de voltar ao nosso instinto e confiar nisso.

Quanto mais confortável e bom você se sentir em relação às suas próprias ações, mais fácil será deixar o estresse e o medo de desapontar os outros.

No final, as pessoas podem não estar satisfeitas com suas ações - mas desta forma você estará.

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