Como o autocuidado pode ajudá-lo a viver melhor

27
06
2019

Quando foi a última vez que você fez algo por si mesmo?

Com que frequência você pratica o autocuidado?

Há um equívoco comum que muitos de nós têm sobre o autocuidado: que é apenas satisfação e prazer.

Contudo, o autocuidado vai muito além da indulgência. Trata-se, na verdade, de respeitar sua mente e seu corpo, entender seus limites e ser capaz de cuidar de cada parte de si mesmo, de uma maneira holística.

E você realmente não precisa tomar medidas extremas ou fazer algo específico - como meditar ou seguir uma dieta baseada em vegetais - para praticar o autocuidado. Você só precisa ter certeza de que o que você está fazendo é do seu interesse.

Então, como você pode fazer isso acontecer?

Abaixo estão alguns métodos que ajudarão você a se tornar uma versão melhor de você. Siga com isso regularmente e você estará bem no caminho para viver sua melhor vida.

 

Escute a si mesmo

A maior parte do autocuidado é conhecer a si mesmo.

Isso significa conhecer as limitações do seu corpo e estar em sintonia com seus sentimentos, emoções e pensamentos. Por isso, é importante saber quem você é e o que quer fazer na vida para realmente dizer que conhece a si mesmo.

Qual é o seu propósito?

Você já pensou sobre essa questão?

Seu propósito não precisa permanecer o mesmo durante toda a sua vida. O que você encontrou em um propósito aos 19 anos provavelmente seria diferente aos 49 anos.

Em sua situação atual, pense nos diferentes papéis que você tem - como profissional, cônjuge, parceiro, pai / mãe, etc.

Você se sente como se estivesse cumprindo o seu propósito através de qualquer um desses papéis?

Tudo o que você precisa fazer é garantir que o que você está perseguindo seja significativo para você; isso trará foco e motivação à medida que você se esforça para alcançar seus objetivos.

Se você tem sua finalidade definida, então isso é incrível! Você sabe o que impulsiona você e por quê.

Mas, se você não acha que tem um propósito definido, é bom começar perguntando por quê.

Por exemplo, por que você está trabalhando em seu trabalho ou setor específico? Se a razão for vaga ou pouco clara, sua energia motivacional será a mesma. Nesse caso, você pode não ter uma direção para onde está indo na vida.

Busque Educação Continuada

Agora, isso pode parecer menos comum quando você pensa em autocuidado, mas a aprendizagem ao longo da vida é incrivelmente útil e um componente importante de cuidar de si mesmo.

 

É super prático

Aprendizagem ao longo da vida é extremamente prática nos dias de hoje e não requer tanto esforço como no passado. Longe vão os dias em que você só conseguia encontrar informações sobre algo visitando uma biblioteca. Com a internet, qualquer coisa que você possa imaginar está ao seu alcance.

Você pode assistir a vídeos do YouTube para aprender novas habilidades, fazer cursos on-line para obter um diploma e percorrer uma quantidade infinita de artigos, livros e periódicos de notícias confiáveis ​​e sites informativos.

Quando você está constantemente se esforçando para aprender e aprender coisas novas, sua saúde mental também melhora. Pesquisas mostram que uma mente ativa e engajada é responsável por diminuir a perda de memória relacionada à idade e melhora as habilidades cognitivas gerais.

 

Sua confiança vai disparar

Você também terá um autovalor aprimorado, pois isso o ajudará a sair da sua zona de conforto, o que, sem dúvida, aumentará sua confiança.

Você também se conectará melhor com outras pessoas expandindo sua base de conhecimento. Aprendizagem expõe você a uma infinidade de novas ideias e perspectivas que você nunca teria considerado. Isso também aumenta sua adaptabilidade. Quer esteja no trabalho ou apenas querendo se adaptar à sociedade, seus colegas e entes queridos, a aprendizagem ao longo da vida prepara você para enfrentar novos desafios.

 

Você será mais desejado no mercado de trabalho

Outra razão óbvia para a educação continuada é que sua empregabilidade também aumentará.

Com a economia em constante mudança e as enormes influências da tecnologia, das mídias sociais, da ciência etc., as descrições de cargos atuais são alvos em movimento. Atribuições e funções mudam tão rapidamente em resposta a mudanças nas demandas de negócios, torna-se uma tarefa hercúlea manter um banco de dados de descrição de trabalho atualizado.

Nos últimos anos, a estabilidade era uma característica do mundo do trabalho. Procedimentos, informações, empregos e organizações foram estabelecidos e proporcionaram continuidade. A educação foi completada nos primeiros 14 a 22 anos de vida, seguida por uma longa carreira ocasionalmente pontuada por treinamento profissional de curto prazo.

Hoje, no entanto, empregos, empresas e tecnologia estão desaparecendo e sendo criados simultaneamente. Para permanecer atual e manter uma vantagem competitiva no mercado de capital humano, um indivíduo é desafiado a aprender continuamente.

As pessoas retornam à escola em todas as idades para enriquecer suas habilidades e conhecimentos para suas posições atuais. Alguns até se preparam para novos empregos ou mudanças de carreira, levando-os a novas oportunidades e tecnologias.

Podemos ter certeza de que seremos desafiados a continuar aprendendo novas tarefas e informações ao longo de nossas vidas. As carreiras de sucesso pertencem a aprendizes flexíveis e curiosos, que estão preparados para as oportunidades porque conhecem a si mesmos e onde dão sua melhor contribuição. Como Peter Drucker, o pai da administração moderna declarou,

"Conhecimento é escolha".

Aprendizagem ao longo da vida também aumenta a consciência social e perspectiva. Para compreender genuinamente e ter empatia pelos outros, aumentar a conscientização social e fomentar relacionamentos interpessoais fortes, é importante buscar novas perspectivas. Melhorar as habilidades que impactam positivamente a inteligência emocional pode trazer ainda mais felicidade e sucesso, tanto pessoalmente quanto no trabalho; e isso faz parte do autocuidado.

 

Melhore seus hábitos (tanto no trabalho como em casa)

Agora, o último conselho ao seu regime de autocuidado é melhorar seus hábitos.

Os hábitos definem quem você é e são construídos ao longo do tempo. Você é o que você come é um ótimo exemplo disso. Se você tem o hábito de comer alimentos que nutrem seu corpo, ao invés de fazer com que seu corpo se sinta mal, então você será muito mais saudável em geral.

 

Bons Hábitos Permitem Alcançar seus Objetivos

Como os hábitos ditam seus dias e noites, como acordar todas as manhãs para começar a trabalhar antes de um determinado horário ou escovar os dentes antes de dormir todas as noites, eles desempenham um papel importante na realização ou não de nossos objetivos.

Quando você forma hábitos que lhe permitem progredir em direção aos seus objetivos, você está vivendo um dia com propósito, todos os dias.

 

Hábitos fazem do seu tempo uma prioridade

Como você passa seu tempo livre? Você opta por sentar-se no sofá assistindo Netflix passivamente, ou se envolver em atividades que apoiam o seu propósito na vida?

É natural perder muito tempo durante o dia, mas a promoção de bons hábitos fará com que você defina um padrão de como você gasta seu tempo e dê a você a escolha daquilo que escolher para gastar seu tempo. Ao melhorar seus hábitos, você descobrirá que pode ser muito mais produtivo. Quando você cria bons hábitos, você se torna mais eficiente com o seu tempo e muito menos é desperdiçado.

Isso, em essência, cria uma influência global positiva em sua vida, permitindo que você trate bem sua mente e seu corpo, e é por isso que melhorar seus hábitos é tão importante para o autocuidado.

 

Seu bem-estar vem em primeiro lugar

Vivemos em uma sociedade tão acelerada, onde muitas vezes estamos tão envolvidos em nosso trabalho, famílias, mantendo nossas vidas sociais, nossos estudos e tudo mais. É um eufemismo dizer que a vida pode ser um pouco opressiva às vezes.

Se você já assistiu ao vídeo de segurança a bordo de um avião, saberá que eles sempre pedem que um pai ou um adulto coloque a máscara de segurança primeiro, antes de cuidar da criança. Isso pode soar egoísta, mas o fato é que, se você realmente quer garantir a segurança da criança, sua segurança precisa vir em primeiro lugar para que você possa proteger e cuidar da criança sem complicações.

O mesmo vale para o autocuidado. Precisamos garantir que nosso bem-estar seja prioridade, para que possamos ser os melhores para as pessoas ao nosso redor.

Ouvir a si mesmo, praticar a aprendizagem ao longo da vida e melhorar seus hábitos são etapas que você pode adotar para garantir que esteja sempre no melhor estado de espírito, junto com a indulgência e o descanso com que se recompensa.

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433