4 maneiras de alcançar continuamente o crescimento pessoal

08
05
2019

1. Cresça em seu próprio ritmo em algo que você é apaixonado

Juntamente com a ascensão dos smartphones, as plataformas de mídia social têm sido um marco em nossas vidas diárias. Histórias de sucesso, embora inspiradoras de vez em quando, quando atendidas em uma frequência desproporcionalmente maior do que as histórias sobre as dificuldades contínuas de se escalar para o trabalho, podem deixar até mesmo o melhor de nós se sentindo bastante inadequado. Mais cedo ou mais tarde, você tende a se comparar e começa a questionar o caminho da sua vida atual.

Mas a coisa é que toda jornada não é a mesma para todos. Por mais clichê que pareça, você precisa parar de comparar e começar a apreciar sua jornada individual. Desenhe um caminho que se alinhe com seus valores e necessidades pessoais.

Para começar, pense em seus interesses e paixões. Tente recordar suas memórias de infância. O que você amava fazer quando criança? Bill Gates disse uma vez que você é capaz de se destacar em algo com o qual estava obcecado quando tinha entre 12 e 18 anos de idade.

Se nada se destaca, então pense no que acende a alegria em sua vida agora? Quais são as coisas que você poderia falar por horas?

Por exemplo, se você estiver assistindo filmes estrangeiros por um tempo, talvez seja hora de aprender o idioma. Imagine como será gratificante quando você finalmente for capaz de assistir a um filme e deixar as legendas de lado.

Depois de encontrar sua paixão, você deve ser paciente. Lembre-se de que não há problema em ir com calma e não apressar o processo. Pode parecer a você que todos os outros, exceto você, estão avançando na velocidade da luz, provavelmente é apenas uma mera ilusão. Mesmo que seja verdade, não se sinta desmotivado e seja corajoso para crescer no seu próprio ritmo.

 

2. Faça uso da curiosidade para cultivar soft skills (habilidades comportamentais)

Soft skills (habilidades comportamentais) são tão importantes quanto as hard skills (habilidades técnicas). De fato, você precisa cultivar habilidades não apenas para brilhar em seu local de trabalho, mas também para se tornar um ser humano melhor.

Vamos considerar a empatia, por exemplo, que é considerada uma das mais importantes habilidades sociais do local de trabalho e da vida. A empatia é comumente associada a experiências semelhantes no passado.

Mas como temos empatia mesmo com a falta de experiência?

A resposta é estar curioso com tudo! Da próxima vez que alguém lhe disser que não consegue mais lidar com algo, antes de formular sua resposta, seja curioso e se coloque na situação deles.

Suponha que você seja um marido provedor e se pergunte por que sua esposa fica em casa choramingando tanto sobre como está cansada no final do dia. Talvez você possa se voluntariar para substituir seu papel durante o fim de semana. Você ficaria surpreso de ver como sua visão pode mudar drasticamente.

Ser curioso não apenas cultiva sua empatia, mas também melhora suas habilidades de tomada de decisões, ao mesmo tempo em que prepara o caminho para o crescimento pessoal.

 

3. Abordagem Kaizen: Buscar por 1% de progresso, não por perfeição

O crescimento pessoal é um processo vitalício. Claro, ser perfeccionista até certo ponto pode ter o seu lugar, mas ao exagerar você pode se arriscar a prestar um desserviço a si mesmo e às pessoas ao seu redor.

Se você é atormentado com o esforço para o perfeccionismo, é melhor mudar o foco sobre o progresso que você fez, ao invés de perfeição, a fim de evitar sentir-se desanimado. De fato, o perfeccionismo pode ter sérios efeitos adversos na sua saúde mental.

Para se ter uma ideia, finja que você gosta de artes e tente fazer caligrafia. Você percebe que é muito mais difícil do que parece depois de pegar a caneta. De repente, seu objetivo de atingir o nível de domínio que você sonhou uma vez parece muito assustador... e você pode ser tentado a jogar a toalha.

Primeiro de tudo, faça uma verificação da realidade. Aceite que você não se tornará um especialista em caligrafia durante a noite. No entanto, suas habilidades irão melhorar lentamente se você continuar praticando todos os dias. Mude sua mentalidade de ser 1% melhor que ontem, o que é conhecido como a abordagem Kaizen, ou seja, melhoria contínua.

Para resumir este ponto, pare de se desesperar quando o progresso parecer lento. Em vez disso, concentre-se em alcançar pelo menos um progresso de 1% todos os dias. Mudanças positivas pequenas, mas contínuas, levarão você até lá.

 

4. Inicie um diário e acompanhe os hábitos diários

Agora vem a pergunta:

Como saber que você está progredindo?

“Inevitável, nos encontramos lidando com muitas coisas ao mesmo tempo, espalhando nosso foco, tanto que nada recebe a atenção que merece. Isso é comumente chamado de "estar ocupado". Estar ocupado, no entanto, não é a mesma coisa que ser produtivo. ”- Ryder Carroll.

A resposta é simples. Documente tudo, seja no diário real ou eletrônico. O que é medido é feito. A medição e a documentação de rotina ajudam você a identificar as lacunas que impedem o alcance das metas.

Por exemplo, você pode fazer um gráfico de linhas para acompanhar seu peso, bem como seu consumo de calorias e atividades físicas durante o dia, para obter uma melhor clareza do que funciona para e contra sua meta de condicionamento físico.

Você também pode usar seu diário para desenvolver ou quebrar um hábito. Um novo estudo descobriu que requer um mínimo de 66 dias consecutivos de fazer algo para desenvolvê-lo como um hábito - um ato que vem naturalmente a você sem envolver qualquer força de vontade.

O rastreador de hábito mais simples está na forma de uma tabela, onde você lista todas as atividades que deseja acompanhar na coluna do lado esquerdo e tem os dias da semana nas colunas a seguir. Lembre-se de ser específico ao listar a atividade. Por exemplo, “Beba 2 litros de água” é melhor que “Beba água”.

Depende inteiramente de você se deseja manter um diário minimalista ou artístico. Se o diário artístico lhe agrada, você pode experimentar o método Bullet Journal.

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433