7 hábitos de treinamento do cérebro para impulsionar facilmente seu poder cerebral

12
04
2019

Ao longo dos anos, tem havido muitas crenças em vários truques para aumentar o poder do cérebro, mas quando confrontados com o escrutínio científico, a maioria dessas crenças não se soma.

Hoje, há uma infinidade de jogos que você pode fazer o download para seu telefone que promete melhorar as habilidades cognitivas do seu cérebro. Enquanto ainda estamos aguardando um veredicto científico conclusivo sobre isso, estudos recentes de neurocientistas da Western University em Ontário e pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, parecem contradizer essas afirmações.

Então, como podemos realmente aumentar nosso poder cerebral? Bem, acontece que há várias coisas simples que você pode fazer para melhorar a função do seu cérebro. Aqui estão sete para você começar.

 

1. Faça suas tarefas mais difíceis pela manhã

Nossos cérebros funcionam melhor quando são renovados e energizados após uma boa noite de sono.

Se você tem uma tarefa a fazer que requer muito pensamento e foco, a melhor hora para realizar essa tarefa seria de manhã, quando seu cérebro está mais fresco.

Esta é uma das razões pelas quais não é boa ideia verificar primeiro o e-mail. Você está desperdiçando as melhores horas do seu cérebro em uma tarefa simples que pode ser feita quando o cérebro não está tão fresco.

Ao longo do dia, você descobrirá que a quantidade de tempo em que você pode se concentrar cairá. Suas habilidades de tomada de decisão também começarão a enfraquecer à medida que o dia avança. Isso é chamado de “fadiga de decisão” e isso significa que as decisões tomadas no final do dia não serão tão boas quanto as decisões tomadas no início do dia.

É muito melhor realizar suas tarefas mais difíceis e criativas, tirando proveito dos níveis mais altos de energia do seu cérebro.

Tente evitar as reuniões logo de manhã e programe trabalhos que requeiram maior energia criativa e concentração.

 

2. Obtenha intervalos o suficiente

Nossos cérebros não são muito bons em manter a concentração e o foco por mais de uma hora. Uma vez que você vá além de um determinado período de tempo, fazendo um trabalho focado, você se verá cometendo mais e mais erros. Este é um sinal de que seu cérebro está cansado e precisa de uma pausa.

Mudar de trabalhar em uma planilha complexa para verificar seus feeds de mídia social não dará ao seu cérebro o tipo certo de pausa. Em vez disso, levante-se da sua mesa e saia. Se isso não for possível, vá para a janela mais próxima e olhe para fora.

Seu cérebro precisa de uma pausa da tela, não apenas da planilha, então deixe seu telefone para trás para não ficar tentado a olhar para ele e apenas aprecie a vista.

 

3. Leia livros, não os feeds das mídias sociais

Não há atalhos para melhorar o conhecimento e você certamente não vai melhorar seu conhecimento geral sobre algo útil olhando as redes sociais. Em vez disso, faça dos livros de leitura um hábito regular.

Quando você lê livros de boa qualidade, aumenta sua capacidade de usar o conhecimento que aprende para resolver problemas, pois seu cérebro aplicará o conhecimento aprendido a situações existentes.

Aprenda sobre teoria econômica, história e psicologia. Todos esses tópicos têm aplicações práticas reais para todos nós.

 

4. Exercite-se regularmente

Os seres humanos não evoluíram para serem animais estacionários. Você precisa se mover.

Se nossos ancestrais tivessem passado seus dias sentados, não teriam sobrevivido por muito tempo. Para sobreviver e encontrar comida, nossos ancestrais precisavam continuar em movimento. Nossos cérebros evoluíram para funcionar no seu melhor quando nos exercitamos.

Quando nos exercitamos, aumentamos a quantidade de oxigênio em nossos cérebros e isso ajuda a aguçar as funções do nosso cérebro.

Em estudos, quando um grupo anteriormente sedentário de pessoas iniciou um programa de exercícios leves, suas habilidades cognitivas melhoram, assim como os tempos de reação e as habilidades quantitativas.

É por isso que você tem maior probabilidade de encontrar a solução para um problema quando está andando em algum lugar ou se exercitando, em vez de quando está sentado em uma mesa na frente de uma tela.

 

5. Obtenha o suficiente da comida certa

Você provavelmente já experimentou a queda da tarde em algum momento de sua vida. É quando você se sente cansado e fatigado no meio da tarde. Este é um resultado dos carboidratos que você comeu na hora do almoço, estimulando seu corpo a produzir insulina, o que causa uma queda nos níveis de açúcar no sangue.

Quando você entra em uma crise da tarde, concentrar-se por longos períodos torna-se quase impossível e você só quer ir dormir.

Para evitar a queda da tarde, tente comer um almoço rico em proteínas, como atum ou salada de frango sem macarrão, arroz ou pão. Mantenha alguns lanches saudáveis, como nozes mistas e bananas secas em torno de seu espaço de trabalho e quando você sentir um pouco de fome, coma alguns destes lanches.

Você não apenas evitará a queda da tarde, mas também melhorará sua saúde geral e se sentirá muito mais enérgico.

 

6. Beba bastante água

Seu cérebro é composto de cerca de 70% de água, então, sem água suficiente, seu cérebro não funcionará da melhor maneira possível.

Quando você não está bebendo bastante água, você perceberá que sua capacidade de se concentrar, tomar decisões e ficar alerta irá reduzir. Você vai sentir sono e falta de energia. Seu cérebro funciona melhor quando está adequadamente hidratado.

A solução é manter uma grande garrafa de água em sua estação de trabalho e beber regularmente ao longo do dia. Isto irá aumentar o número de viagens que você precisa para fazer para o banheiro, que é uma coisa boa. Ele irá mantê-lo em movimento e fazer pausas regulares na sua tela.

 

7. Não se prive do sono

Você provavelmente não precisa de um longo estudo científico para convencê-lo de que, se não estiver dormindo o suficiente, seu cérebro não vai funcionar direito.

Você só precisa passar alguns dias sem dormir o suficiente e sente que suas habilidades diminuem. Suas habilidades de tomada de decisão se tornam erráticas, seus níveis de energia diminuem e sua capacidade de manter o foco no seu trabalho diminui.

Se você quiser melhorar a capacidade do cérebro de funcionar, comece a dormir o suficiente. O número de horas que você precisa dependerá de seus próprios ritmos circadianos, então encontre o que funciona melhor para você.

Seis a oito horas é geralmente suficiente para a maioria das pessoas, então certifique-se de que você está atingindo esse número de horas por noite, no mínimo.

 

Conclusão

Melhorar nosso poder cerebral não é difícil. Tudo o que precisamos fazer é desenvolver alguns hábitos simples, como se exercitar regularmente, dormir o suficiente e comer os alimentos certos.

Essas sete dicas ajudarão você a se tornar mais alerta, capaz de se concentrar por mais tempo e tomar decisões. Todos os truques simples de bom senso que qualquer um pode usar.

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