Os alunos devem aprender a meditar? Sim, sim e sim!
Com a prática regular (pelo menos uma ou duas vezes por dia), os alunos verão melhorias que vão da saúde e bem-estar ao desempenho acadêmico.
Listamos aqui algumas razões para respaldar esse entusiasmo, com base em pesquisas recentes publicadas em revistas científicas revisadas por pares.
1. O estresse acadêmico diminui
Não apenas suas notas melhoram, mas os estudantes que praticam meditação relatam níveis mais baixos de estresse.
Eles também têm melhor concentração, mais atenção e maior resistência aos efeitos físicos do estresse durante os exames.
2. Melhor desempenho acadêmico
Os alunos que meditam mostram um desempenho acadêmico consideravelmente melhor - em um estudo, 41% dos alunos alocados no grupo de meditação se beneficiaram da melhora nas pontuações de matemática e inglês.
3. Melhora o foco
Graças a sua mente se acalmando, os estudantes que fazem meditação relatam uma redução de 50% no estresse, ansiedade e sintomas de TDAH.
Isso, por sua vez, desencadeia uma reação em cadeia positiva, em que uma melhor capacidade de se concentrar melhor em tarefas resulta em maior processamento cerebral e melhores habilidades baseadas em linguagem.
4. Integridade e eficiência do cérebro
A meditação não apenas torna o cérebro mais aguçado, como também ajuda a torná-lo uma unidade mais harmoniosa: descobriu-se que os estudantes universitários que iniciaram a meditação apresentavam mudanças nas fibras da área do cérebro relacionadas à regulação das emoções e do comportamento.
Entre outros benefícios, essas mudanças levam novamente a um melhor desempenho cognitivo e intelectual.
5. Redução da depressão e ansiedade
Fazer meditação leva a reduções significativas nos sintomas depressivos (uma média de 48% menor do que o grupo controle que não meditava).
E isso é aparentemente verdadeiro para todos, inclusive para aqueles que têm indicações de depressão clinicamente significativa.
6. Melhor comportamento
Primeiro passo para a glória acadêmica: não perca uma aula!
Os alunos que praticam meditação se beneficiam de níveis mais baixos de absenteísmo, menores níveis de incidentes de comportamento na escola e níveis mais baixos de suspensão.
7. Menor risco de doenças cardiovasculares
Fique saudável! A prática regular de meditação ajuda os alunos a reduzir a pressão arterial, a ansiedade e a depressão.
Como um estudo mostrou, os estudantes anteriormente em risco de hipertensão testemunharam uma grande mudança na pressão arterial após alguns meses de meditação. Essas alterações foram associadas a um risco 52% menor de desenvolver hipertensão mais tarde na vida.
8. Alunos mais felizes e confiantes
Por último, mas definitivamente não menos importante - a pesquisa descobriu que os estudantes que meditam diariamente obtêm pontuações mais altas em afetividade, autoestima e competência emocional. Aqui está sua fórmula para a felicidade!
Fonte: https://tmhome.com/benefits/10-benefits-of-meditation-for-students/