BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA OS ESTUDANTES

05
04
2019

Os alunos devem aprender a meditar? Sim, sim e sim!

Com a prática regular (pelo menos uma ou duas vezes por dia), os alunos verão melhorias que vão da saúde e bem-estar ao desempenho acadêmico.

Listamos aqui algumas razões para respaldar esse entusiasmo, com base em pesquisas recentes publicadas em revistas científicas revisadas por pares.

 

1. O estresse acadêmico diminui

Não apenas suas notas melhoram, mas os estudantes que praticam meditação relatam níveis mais baixos de estresse.

Eles também têm melhor concentração, mais atenção e maior resistência aos efeitos físicos do estresse durante os exames.

 

2. Melhor desempenho acadêmico

Os alunos que meditam mostram um desempenho acadêmico consideravelmente melhor - em um estudo, 41% dos alunos alocados no grupo de meditação se beneficiaram da melhora nas pontuações de matemática e inglês.

 

3. Melhora o foco

Graças a sua mente se acalmando, os estudantes que fazem meditação relatam uma redução de 50% no estresse, ansiedade e sintomas de TDAH.

Isso, por sua vez, desencadeia uma reação em cadeia positiva, em que uma melhor capacidade de se concentrar melhor em tarefas resulta em maior processamento cerebral e melhores habilidades baseadas em linguagem.

 

4. Integridade e eficiência do cérebro

A meditação não apenas torna o cérebro mais aguçado, como também ajuda a torná-lo uma unidade mais harmoniosa: descobriu-se que os estudantes universitários que iniciaram a meditação apresentavam mudanças nas fibras da área do cérebro relacionadas à regulação das emoções e do comportamento.

Entre outros benefícios, essas mudanças levam novamente a um melhor desempenho cognitivo e intelectual.

 

5. Redução da depressão e ansiedade

Fazer meditação leva a reduções significativas nos sintomas depressivos (uma média de 48% menor do que o grupo controle que não meditava).

E isso é aparentemente verdadeiro para todos, inclusive para aqueles que têm indicações de depressão clinicamente significativa.

 

6. Melhor comportamento

Primeiro passo para a glória acadêmica: não perca uma aula!

Os alunos que praticam meditação se beneficiam de níveis mais baixos de absenteísmo, menores níveis de incidentes de comportamento na escola e níveis mais baixos de suspensão.

 

7. Menor risco de doenças cardiovasculares

Fique saudável! A prática regular de meditação ajuda os alunos a reduzir a pressão arterial, a ansiedade e a depressão.

Como um estudo mostrou, os estudantes anteriormente em risco de hipertensão testemunharam uma grande mudança na pressão arterial após alguns meses de meditação. Essas alterações foram associadas a um risco 52% menor de desenvolver hipertensão mais tarde na vida.

 

8. Alunos mais felizes e confiantes

Por último, mas definitivamente não menos importante - a pesquisa descobriu que os estudantes que meditam diariamente obtêm pontuações mais altas em afetividade, autoestima e competência emocional. Aqui está sua fórmula para a felicidade!

 

Fonte: https://tmhome.com/benefits/10-benefits-of-meditation-for-students/

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433