COMO MEDITAR EM CASA PARA ACALMAR SUA MENTE ANSIOSA

30
11
2018

Se você está procurando meditação para acalmar sua mente, um cenário fantástico sem distrações raramente está disponível.

Então, como fazer meditação?

A verdade sobre a meditação é uma prática cotidiana para qualquer pessoa. Você poderia ser um alpinista ou você poderia ser um contador - de qualquer forma, a sua casa é um lugar tão bom para a meditação como qualquer outro.

Você está procurando encurralar seus pensamentos e aliviar um sentimento de desconforto, constrangimento ou incerteza? Pense na meditação em casa na busca por cultivar um estado de espírito descontraído, criativo, confiante e organizado. De acordo com extensas pesquisas científicas, a meditação alivia o estresse e a ansiedade, diminui a pressão sanguínea, melhora o sono e melhora sua capacidade de prestar atenção.

Do começo ao fim, este artigo lhe dará passos rápidos e fáceis de seguir para que você possa meditar em casa regularmente. Você começará avaliando, identificando e alterando as coisas que precisam mudar em seu ambiente doméstico. Você terminará entendendo os fundamentos da meditação para que possa se permitir fazer o que já sabe fazer no fundo da realidade oculta de sua mente.

Você está pronto para deixar sua mente ser e estar em sua própria casa - vamos começar.

 

1. ENCONTRE O ESPAÇO CERTO EM SUA CASA

Onde está o seu espaço certo para meditação em casa? Está no seu quarto, na sua sala de estar ou no seu escritório?

O espaço certo será aquele com as menores distrações incorporadas ao seu propósito. Nesse caso, pode ser seu quarto. Se você montou seu quarto para ser um lugar para dormir e só dormir, ele se presta bem à meditação.

O espaço certo também será razoavelmente espaçoso. Embora o conforto não seja seu objetivo, você precisa de espaço para se sentar. Escolha um espaço privado, espaçoso e silencioso. Se você não tem um espaço em sua casa assim, crie um. Liberte-o da desordem e prepare-o para meditar a qualquer momento.

Em última análise, o seu espaço certo é aquele em que você se sente à vontade para meditar, o espaço em que pode entrar sem outras expectativas.

 

2. MELHORE O FENG SHUI NO SEU LAR E ESPAÇO DE MEDITAÇÃO

Feng shui significa "vento e água". Representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

O Feng Shui melhora a harmonia com a natureza. Os adeptos aos princípios do feng shui acreditam que todas as coisas têm energia (chi). O foco do feng shui é enviar chi (sha) negativo para fora do espaço e atrair chi positivo (yun).

 

Aqui está a verdade sobre o feng shui: não é complicado nem difícil. Isso influenciará o feng shui positivamente em sua casa e espaço de meditação:

- Coisas vivas, como plantas

- Objetos bonitos, como esculturas ou até mesmo um pedaço bem polido de troncos

- Espelhos em posicionamento simétrico com as linhas em uma sala

- Sons melífluos, como água corrente ou sinos de vento

- Móveis longe das paredes

- Uma peça central, como uma pequena mesa com livros ou uma lâmpada ornamentada

- Incenso ou algo mais que cheira bem

- Atenção à organização que enfatiza a utilidade, o propósito e o ser essencial de cada item em sua casa

Dado que o feng shui está ligado ao taoísmo e ao budismo, ele complementará a atmosfera meditativa que você quer cultivar em sua casa.

 

3. ELIMINE DISTRAÇÕES GENERALIZADAS QUE PODEM PREJUDICAR SEU BEM-ESTAR

Em parte, a meditação é sobre aceitar a existência de distrações. Quando você medita, não julga e atribui um valor positivo ou negativo a distrações - o tique-taque de um relógio, uma coceira, o latido de um cachorro - você permite que elas ocorram e as deixe se dissipar como ondas.

No entanto, da mesma forma que o feng shui remove objetos que atraem o chi negativo, existem certos tipos de distrações que não pertencem ao seu espaço meditativo. Você deve removê-los.

Em uma pesquisa com 1.700 pessoas que visitaram sites de mídia social pelo menos 30 vezes por semana, 30% relataram altos níveis de distúrbios do sono e 25% apresentaram sintomas de depressão.

Aqueles indivíduos que experimentam distúrbios do sono ou problemas de saúde mental devido às mídias sociais não estão estabelecendo limites entre eles e seus dispositivos conectados.

Parte de aprender a meditar em casa é aprender como e quando estabelecer limites entre você e seus dispositivos conectados e contas de mídia social. Se você precisar do seu telefone para uma prática de meditação cronometrada, mas normalmente recebe notificações de mídia social em seu telefone, configure-o no modo Não perturbe ou Avião durante o período de meditação.

 

4. FLUA PARA A MEDITAÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO

Em seguida, reserve um tempo para meditação todos os dias. É certo ser estruturado e disciplinado sobre o seu tempo de meditação.

Os monges budistas cujas vidas giram em torno da meditação são muito estruturados e organizados com suas tarefas todos os dias. Estrutura fornece o equilíbrio que seu ser precisa. Uma vez que você está meditando, sua mente não tem necessidade de tempo. Fora do seu tempo de meditação, você está concluindo tarefas essenciais para o bem-estar de si mesmo e de sua casa.

Considere meditar enquanto o sol nasce. Este é um momento tranquilo e contemplativo do dia, quando é natural definir o equilíbrio do seu dia através da meditação.

 

5. RECONHEÇA O DIREITO DE NÃO FAZER NADA

Em casa, você provavelmente está acostumado a sempre fazer alguma coisa. Quando você faz meditação em casa, você está sendo, o que está fazendo algo e nada simultaneamente.

A Maryville University aponta que pessoas bem-sucedidas se desconectam sem fazer nada. Não apenas isso, mas eles estabelecem as expectativas certas para o tempo durante o qual eles não farão nada.

Muitas vezes olhamos para o futuro esperando que algo aconteça e esperando algo de nós mesmos. Para meditar em casa, olhe para aquele momento e para aquele espaço, não esperando nada. Você não fará nenhuma tarefa. Você não vai acompanhar o trabalho. Você não fará nada além de meditar por um certo período de tempo todos os dias.

Isso pode parecer loucura, mas ao tomar a meditação em casa, você não espera que você melhore e se torne uma pessoa melhor. Como diz Ram Dass, você está esperando estar aqui agora.

 

6. ESCOLHA ENTRE A INCRÍVEL VARIEDADE DE PRÁTICAS MEDITATIVAS

Existem muitos tipos de meditação diferentes e não tão diferentes a partir dos quais escolher.

Muitos iniciantes acham correto escolher a meditação guiada, para a qual existem aplicativos, vídeos e áudios disponíveis.

Se você não é necessariamente um iniciante, mas está meramente movendo sua prática meditativa para dentro de casa, pode facilitar uma prática como Nāda Yoga - meditação sonora - colocando uma fonte em seu espaço ou ouvindo música de ondas alfa.

Se você está acostumado a meditar fora de casa - talvez você seja atraído para o ar livre por causa dos sons da natureza -, uma prática como a Nāda Yoga pode ajudá-lo a fazer a transição para o espaço de sua casa.

 

7. ENTENDA QUE VOCÊ PODE MEDITAR A QUALQUER MOMENTO EM CASA

E se eu lhe dissesse para jogar fora todas as dicas que vieram antes disso? Parece loucura, mas é assim que meditação mindfulness radical é realmente. Não pensamos nisso como radical porque está agora enraizado em nosso discurso popular.

A meditação da atenção plena começa como uma prática de meditação sentada. É assim:

- Sente-se confortavelmente e feche os olhos.

- Concentre-se em respirar. Inspire pelo nariz lentamente e expire lentamente.

- À medida que surgem pensamentos de distração, não os julgue e não os pendure. Deixe cada pensamento ir enquanto você se concentra na respiração.

- Trate todas as sensações físicas e sentimentos da mesma maneira que você faz os pensamentos: registre-os, então deixe-os ir, voltando a respirar.

- Estenda esta prática para a atividade cotidiana, permanecendo “no momento” da atividade do corpo a cada nova respiração.

- Ao praticar a atenção plena em sua casa, observe as características físicas das coisas em si. Observe as sensações físicas: sons, cheiros, texturas, aparências, gostos. Pare de vez em quando e faça uma varredura do corpo da cabeça aos pés, observando o que cada seção está fazendo e como está se sentindo.

- Observe os pensamentos que vêm e as emoções ligadas a eles: deixe-os ir. Concentre-se na respiração e nas atividades físicas, incluindo os detalhes dos objetos com os quais você está interagindo.

- Você notará que sua casa se prestará a um estado meditativo quando as coisas estiverem em ordem. É aqui que o verdadeiro feng shui se origina. Você naturalmente sentirá como o arranjo das coisas afeta a energia de uma sala.

- A desordem desaparece porque a atenção lhe diz para se desfazer de coisas desnecessárias. Plantas irão florescer. As aves farão seus ninhos no seu quintal. Sua casa vai cheirar agradável e as pessoas naturalmente serão atraídas para sua casa e sua presença.

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