Respire. Expire. Repita: os benefícios da respiração controlada

26
10
2018

Respire fundo, expandindo sua barriga. Pausa. Expire lentamente contando até cinco. Repita quatro vezes.

Parabéns. Você acabou de acalmar seu sistema nervoso.

Respiração controlada, como a que você acabou de praticar, demonstra reduzir o estresse, aumentar o estado de alerta e impulsionar o sistema imunológico. Durante séculos, os iogues usaram o controle da respiração, ou pranayama, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Buda defendeu a meditação da respiração como uma maneira de alcançar a iluminação.

A ciência está apenas começando a fornecer evidências de que os benefícios dessa prática antiga são reais. Estudos mostram, por exemplo, que as práticas respiratórias podem ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade, insônia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtorno de déficit de atenção.

"A respiração é extremamente prática", diz Belisa Vranich, psicóloga e autora do livro "Respire". "É meditação para pessoas que não podem meditar."

Como a respiração controlada pode promover a cura continua sendo uma fonte de estudo científico. Uma teoria é que a respiração controlada pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo do corpo, que controla processos inconscientes como frequência cardíaca e digestão, bem como a resposta ao estresse do corpo, diz o Dr. Richard Brown, professor clínico associado de psiquiatria da Universidade de Columbia. e co-autor de "O poder curativo da respiração".

Mudar conscientemente o modo como você respira parece enviar um sinal ao cérebro para ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso, o que pode diminuir a frequência cardíaca e a digestão e promover sentimentos de calma, bem como o sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse. como o cortisol.

Muitas doenças, como ansiedade e depressão, são agravadas ou desencadeadas pelo estresse. "Eu vi pacientes transformados adotando práticas de respiração regulares", diz Brown, que tem consultório particular em Manhattan e leciona oficinas de respiração em todo o mundo.

Quando você respira lenta e firmemente, seu cérebro recebe a mensagem de que tudo está bem e ativa a resposta parassimpática, disse o Dr. Brown. Quando você respira velozmente ou mantém a respiração, a resposta simpática é ativada. "Se você respirar corretamente, sua mente vai se acalmar", disse a Dra. Patricia Gerbarg, professora assistente de psiquiatria do New York Medical College e co-autora do Dr. Brown

O Dr. Chris Streeter, professor associado de psiquiatria e neurologia da Universidade de Boston, completou recentemente um pequeno estudo no qual mediu o efeito do yoga diário e da respiração em pessoas com diagnósticos de transtorno depressivo maior.

Após 12 semanas de ioga diariamente e respiração coerente, os sintomas depressivos dos sujeitos diminuíram significativamente e os seus níveis de ácido gama-aminobutírico, um químico cerebral que tem efeitos calmantes e anti-ansiedade, aumentaram. A pesquisa foi apresentada no Congresso Internacional sobre Medicina Integrativa e Saúde, em Las Vegas. Embora o estudo seja pequeno e não tenha um grupo de controle, o Dr. Streeter e seus colegas estão planejando um ensaio clínico randomizado para testar a intervenção.

"As descobertas foram emocionantes", disse ela. "Eles mostram que uma intervenção comportamental pode ter efeitos de magnitude semelhante como um antidepressivo".

A respiração controlada também pode afetar o sistema imunológico. Pesquisadores da Universidade de Medicina da Carolina do Sul dividiram um grupo de 20 adultos saudáveis ​​em dois grupos. Um grupo foi instruído a fazer dois conjuntos de exercícios de respiração de 10 minutos, enquanto o outro grupo foi instruído a ler um texto de sua escolha por 20 minutos. A saliva dos participantes foi testada em vários intervalos durante o exercício. Os pesquisadores descobriram que a saliva do grupo de exercícios respiratórios tinha níveis significativamente menores de três citocinas associadas à inflamação e ao estresse. Os resultados foram publicados na revista BMC Complementary and Alternative Medicine.

Fonte: https://www.nytimes.com/2016/11/09/well/mind/breathe-exhale-repeat-the-benefits-of-controlled-breathing.html

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