Acupuntura para aliviar o estresse

17
08
2018

Acupuntura para aliviar o estresse

O novo estudo explora os mecanismos biológicos envolvidos nas habilidades de aliviar o estresse da acupuntura, algo que a ciência ainda precisa entender completamente.

Os pesquisadores descobriram que os hormônios do estresse eram mais baixos em ratos que receberam acupuntura eletrônica. Os resultados foram publicados no Journal of Endocrinology.

“Muitos praticantes da acupuntura observaram que essa prática antiga pode reduzir o estresse em seus pacientes, mas há uma falta de prova biológica de como ou por que isso acontece. Estamos começando a entender o que está acontecendo no nível molecular que ajuda a explicar o benefício da acupuntura ", disse o pesquisador Dr. Ladan Eshkevari, professor associado de enfermagem da Escola de Enfermagem e Estudos de Saúde da Georgetown University, em um comunicado.

Para o estudo, Eshkevari e seus colegas projetaram uma série de testes com acupuntura eletrônica para garantir que cada rato recebesse exatamente a mesma dose de pressão. Eshkevari mirou o ponto abaixo do joelho, ou o ponto “Zusanli”, com a agulha. Esta área é a mesma em ratos e humanos e é relatado que estimulá-lo pode aliviar o estresse e outras condições.

Para o experimento de 10 dias, os pesquisadores dividiram os ratos em quatro grupos. Um grupo foi um grupo controle sem estresse adicional e sem acupuntura; um grupo foi feito para ficar estressado uma hora por dia, mas não recebeu acupuntura; um grupo foi forçado a se sentir estressado uma hora a cada dia, mas recebeu acupuntura “falsa” por suas caudas; e um grupo foi obrigado a se sentir estressado e recebeu o tratamento genuíno de acupuntura na área de Zusanli.

O corpo secreta uma variedade de hormônios na corrente sanguínea como uma reação ao estresse, que os pesquisadores puderam medir nos ratos. Eles avaliaram os níveis de hormônios no sangue secretados pelo hipotálamo, pela glândula pituitária e pela glândula supra-renal - juntos, esses são conhecidos como eixo hipotálamo-hipófise adrenal (HPA). Eles também mediram um peptídeo envolvido nas respostas de “luta ou fuga” das criaturas, chamado NPY.

Pesquisadores descobriram que "a acupuntura eletrônica bloqueia as elevações crônicas induzidas pelo estresse dos hormônios do eixo HPA e a via simpática do NPY", disse Eshkevari em um comunicado.

Como o estresse tem sido associado a efeitos prejudiciais à saúde, incluindo doença cardíaca e até mesmo encolhimento do cérebro, é importante estudar quaisquer medidas para combater sua natureza prejudicial.

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433