Acupuntura para melhorar a capacidade de memória e aprendizado

27
07
2018

Tendo dificuldades em se concentrar, lembrar de tarefas ou organizar seus pensamentos?

A acupuntura e a medicina oriental podem ajudar a otimizar sua capacidade cerebral por meio de uma abordagem de tratamento que incorpora diferentes modalidades, incluindo suporte nutricional.

De acordo com a acupuntura e a medicina oriental, o espírito (Shen) incorpora a consciência, as emoções e o pensamento. Shen influencia a memória de longo prazo e a capacidade de pensar com clareza, contribui para a sabedoria e preside atividades que envolvem funções mentais e criativas. Quando a mente está saudável, somos capazes de pensar com clareza. Quando a mente é doentia ou desequilibrada, sentimos confusão, falta de memória e pensamentos nebulosos.

Uma mente saudável envolve harmonia entre o cérebro (Mar da Medula) e o espírito (Shen). A desarmonia da mente muitas vezes se manifesta como ansiedade, insônia, pensamento confuso, esquecimento e inquietação crônica. Meditação e acupuntura, assim como exercícios físicos como Tai Chi ou Qi Gong e os alimentos certos, podem equilibrar e fortalecer a mente.

Uma boa nutrição pode ajudar a aumentar seu poder cerebral. Não só é essencial para a saúde física geral, mas também pode melhorar a função e a harmonia da mente. Os alimentos certos melhoram a função cerebral, fornecendo nutrientes essenciais, como flavonóides, ômega 3, vitaminas, folato e ferro, que são ótimos para melhorar a qualidade e quantidade da capacidade de aprendizado, habilidades cognitivas, memória e função cerebral geral. Você pode melhorar a saúde e função do seu cérebro, incluindo mirtilos, peixes, verduras, sementes, nozes e cereais integrais em sua dieta.

 

Acupuntura para melhorar a capacidade de memória e aprendizado

Os sistemas dos órgãos do Baço, Rim e Coração influenciam o intelecto. Por exemplo, o meridiano de Du influencia toda a atividade neurológica nutrindo, estimulando ou acalmando o cérebro e o espírito. O sistema do órgão do Baço influencia a memória de curto prazo, o pensamento analítico e a concentração, e é prejudicado pela preocupação e pela má nutrição. O sistema do órgão renal influencia a memória e a retenção de curto prazo e é danificado pelo medo e pelo envelhecimento. O sistema de órgãos cardíacos influencia a memória de longo prazo e a lembrança e é prejudicado pela superestimulação emocional e química. Para melhorar a aprendizagem geral, a medicina oriental foca na melhoria do fluxo de Qi para o cérebro, na regulação do processamento de informação e na resposta a estímulos externos.

De acordo com um estudo publicado na edição de outubro de 2008 da Neuroscience Letters, a acupuntura pode melhorar significativamente a capacidade de aprendizado e memória que foi prejudicada pela hiperglicemia e isquemia cerebral. Os pesquisadores relataram se a eletroacupuntura (agulhas de acupuntura estimuladas com uma leve corrente elétrica) poderia melhorar a aprendizagem e a memória em ratos cujas funções cognitivas e de memória estavam prejudicadas pela diminuição dos efeitos circulatórios do diabetes, resultando em isquemia cerebral. No estudo, os efeitos dos tratamentos de acupuntura foram medidos com um teste de esquiva passiva, um teste de esquiva ativa, o labirinto aquático de Morris e a eletrofisiologia. Com todos os testes, melhorias significativas foram vistas na memória restaurada e na capacidade de aprendizagem. Os pesquisadores acreditam que os resultados positivos deste estudo indicam benefícios semelhantes para os seres humanos e justificam uma investigação mais aprofundada

 

Desafie seu cérebro

Mantenha sua mente ativa e desafiada. A função cerebral diminui com a idade. Estudos mostram que o exercício cognitivo pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Gaste pelo menos 15 minutos por dia em um exercício mental, como palavras cruzadas, registro no diário ou aprendizado de um novo idioma para diminuir a perda de memória.

No entanto, você escolhe exercitar seu cérebro, a acupuntura pode ajudar. Numerosos estudos sugerem que a acupuntura pode ajudar a melhorar a memória, a clareza mental, a concentração e a função cognitiva.

Um estudo publicado recentemente mostrou como a acupuntura pode ser usada para ajudar pacientes com demência vascular. A imagiologia funcional cerebral antes e depois dos tratamentos com acupuntura mostrou um aumento significativo no metabolismo cerebral de glucose do cérebro, o que está associado a uma função cognitiva melhorada. Outros estudos analisaram como a acupuntura afeta o desempenho de estudantes que fazem o exame ou aqueles com doença de Alzheimer e o comprometimento da memória induzido por diabetes e isquemia cerebral. Todos os resultados, até agora, foram positivos.

 

Fonte: https://www.acufinder.com/Acupuncture+Information/Detail/Boost+Your+Brain+Power+with+Acupuncture+

 

 

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433