Benefícios da acupuntura / acupressão para cães

04
05
2018

Benefícios da acupuntura / acupressão para cães

Os avanços da medicina moderna melhoraram a qualidade e prolongaram a expectativa de vida tanto do homem quanto do seu melhor amigo. Novos avanços médicos são extraordinários, mas muitos veterinários estão recorrendo a uma forma de medicina antiga para ajudar seus pacientes. Utilizar técnicas seculares de acupuntura e acupressão pode melhorar a medicina veterinária tradicional e beneficiar ainda mais a comunidade canina.

 

Como a acupuntura e a acupressão ajudam?

A acupuntura melhora o fluxo sanguíneo que aumenta a oxigenação dos tecidos. Também reduz a quantidade de resíduos produzidos pelo corpo e aumenta a quantidade de resíduos metabólicos que o corpo pode remover, portanto, há um benefício sistêmico.

A acupuntura relaxa os músculos onde a agulha é inserida e os músculos localizados em outras partes do corpo, aliviando a dor local e geral. Ao estimular a liberação natural de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, a acupuntura pode diminuir a quantidade de analgésicos necessários para tratar esses cães.

A maioria dos analgésicos e anti-inflamatórios é bastante segura, mas pode afetar a função dos órgãos, portanto os veterinários monitoram de perto a função dos órgãos por meio de testes laboratoriais de rotina para minimizar o risco. A acupuntura não tem efeitos colaterais sistêmicos, por isso é particularmente útil para cães com problemas de saúde.

Como acontece com a maioria dos protocolos médicos, uma combinação de tratamentos geralmente fornece os melhores resultados. Felizmente, a acupuntura e a terapia médica podem ser usadas com segurança em conjunto, o que é benéfico quando nenhum método pode fornecer a resposta desejada sozinha.

 

Quais condições a acupuntura pode tratar?

A acupuntura é frequentemente usada para tratar cães com artrite e inflamação articular. Por exemplo, cães com displasia da anca ou doença articular degenerativa são bons candidatos à acupuntura, o que pode aliviar a dor e melhorar a amplitude de movimento das articulações. Cães com dor nas costas crônica e até mesmo cães com condições graves da medula espinhal também se beneficiam da acupuntura.

Problemas médicos menos sérios também são tratados com acupuntura. Os granulomas de lambedura são lesões nas pernas de cães que lambem continuamente um local, causando uma irritação dolorida e expondo as terminações nervosas superficiais. Estas lesões são frequentemente difíceis de curar e a acupuntura pode ser um bom complemento para antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios.

Deve-se notar que, embora a acupuntura possa reduzir a dor e a inflamação associadas a muitas condições médicas diferentes, a medicina tradicional é a primeira linha de tratamento para infecções, câncer e doenças de órgãos importantes. No entanto, alguns problemas associados ao câncer, ou os efeitos colaterais do tratamento do câncer (quimioterapia e radiação), como inflamação do tecido, náusea e diminuição do apetite, podem ser auxiliados pela acupuntura. Acupunturistas veterinários têm tratado pacientes com doenças metabólicas associadas à função prejudicada do órgão. Cães com diabetes, insuficiência renal ou hepática, pancreatite, doença de Cushing e doença de Addison tiveram uma diminuição na náusea e aumento no apetite após sessões de acupuntura. Portanto, mesmo que a acupuntura ou a acupressão não consigam curar uma condição, elas podem torná-la mais tolerável.

 

Fonte: https://vcahospitals.com/know-your-pet/acupuncture-acupressure-for-dogs

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433