6 Benefícios da Acupuntura comprovados cientificamente

29
03
2018

Os pesquisadores, da Archives of Internal Medicine, reuniram dados de quase 18 mil pessoas que participaram de estudos examinando a eficácia da acupuntura e descobriram que, sim, é realmente um bom tratamento para a dor crônica e que os médicos deveriam começar a recomendá-la como tratamento para artrite e outras doenças crônicas.

A dor crônica é certamente uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram os acupunturistas, mas aqui estão seis outras formas cientificamente estudadas de que a terapia com acupuntura pode aliviar o que está incomodando você:

 

1. Alivia dor nas costas.

Usar a terapia com acupuntura para aliviar com sucesso a dor lombar crônica está bem documentado na literatura científica, e os acupunturistas dizem que essa é a principal razão pela qual as pessoas visitam suas clínicas. Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine descobriu que pessoas que recebiam "acupuntura simulada", onde a pressão era aplicada em certos pontos de acupuntura, mas nenhuma agulha era usada, viam uma melhora 15% maior em seus sintomas (igual às melhorias vistas em pessoas que estavam recebendo acupuntura verdadeira) do que as pessoas que estavam tomando medicamentos e submetidos a tratamento quiroprático padrão.

 

2. Aumenta a eficácia dos medicamentos farmacêuticos.

Um estudo da China, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar descobriu que uma baixa dose de fluoxetina (Prozac) combinada com a terapia de acupuntura foi tão eficaz na redução da ansiedade em pacientes em tratamento para depressão como medicação de dose completa. Cortar a dose e adicionar a acupuntura também reduziu os efeitos colaterais do medicamento, que podem incluir náusea, ganho de peso e diminuição do desejo sexual.

 

3. Acalma a queimação no seu estômago.

Pesquisadores brasileiros, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, descobriram que a terapia com acupuntura aliviou a azia e a indigestão em mulheres grávidas. Um grupo de mulheres grávidas recebeu uma combinação de acupuntura e medicamentos, e outro grupo foi aconselhado sobre mudanças na dieta e medicamentos, se necessário. No decorrer do estudo, 75% das mulheres no grupo de acupuntura viram que a intensidade da azia e o uso de antiácidos diminuiu, enquanto apenas 44% das mulheres no grupo de tratamento padrão tiveram os mesmos efeitos.

 

4. Neutraliza os efeitos da radiação.

Pacientes com câncer submetidos a tratamento com radiação provavelmente sofrerão uma variedade de efeitos colaterais, dependendo da parte do corpo a ser tratado. No entanto, descobriu-se que a terapia com acupuntura tem algum efeito na percepção de quão ruins esses efeitos podem ser, particularmente para náusea e boca seca, comuns em pacientes que recebem radiação na cabeça e no pescoço. Uma revisão de estudos publicados na CA, uma revista da American Cancer Society, descobriu que pessoas submetidas a tratamento com radiação perceberam menos efeitos colaterais negativos da radiação, embora os efeitos colaterais ainda estivessem lá. Por exemplo, em um estudo, pacientes que usaram pulseiras de acupressão durante o tratamento disseram sentir menos náusea, embora ainda tivessem a mesma ocorrência de vômito que antes de usar a pulseira, e, em outro estudo, as pessoas disseram que tinham menos problemas com boca seca, embora as medidas de sua saliva mostrassem que os níveis permaneciam os mesmos. A acupuntura não aliviou os sintomas, mas ajudou a melhorar a qualidade de vida dos pacientes após o tratamento.

 

5. Enxaqueca dores de cabeça persistentes.

Uma análise de 22 estudos envolvendo acupuntura, enxaquecas e cefaleias tensionais descobriu que a terapia regular com acupuntura foi eficaz na prevenção de dores de cabeça e enxaquecas causadas pela tensão e que era um tratamento eficaz para as cefaleias existentes.

 

6. Acaba com a obesidade?

A influência da terapia com acupuntura na obesidade não é tão bem documentada quanto os outros exemplos que listamos, mas há evidências suficientes para sugerir que poderia ser um tratamento eficaz para perda de peso. Pesquisadores da Coréia analisaram 31 estudos em um total de 3.013 pessoas e descobriram que a terapia com acupuntura levou a maiores reduções no peso corporal do que mudanças no estilo de vida ou medicamentos. No entanto, eles observam em suas descobertas, publicadas na revista Obesity, que a falha em muitos dos estudos torna difícil ver como a terapia de acupuntura seria eficaz na obesidade a longo prazo. Mas para pessoas dispostas a experimentá-la, adicionar uma sessão semanal de acupuntura ao exercício diário e uma dieta balanceada pode levar a ganhos saudáveis.

 

Fonte: https://www.rodalewellness.com/health/benefits-acupuncture-therapy

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433